Pular para o conteúdo principal

Nota Fiscal de venda Simples Remessa

Como funciona na Highsoft

As notas de simples remessas são aquelas emitidas quando não houve compra ou venda de um item. São utilizadas para enviar e receber insumos entre filiais, brindes, realizar doações e outras transações sem fins comerciais, de modo a atender as exigências da legislação tributária nacional.

É um documento obrigatório para movimentar e transportar bens e mercadorias sem a finalidade de venda. Em situações de fiscalização, é por meio dela que é conferida a origem do produto. Caso o documento não esteja presente, a empresa poderá pagar multas.

Tipos de Remessa:

  • Conserto - bens para reparos, com ou sem garantia;
  • Bonificação - brindes e doações;
  • Demonstrações - amostras, produtos para teste etc;
  • Armazenagem - transferência de mercadorias entre pátios ou filiais;
  • Produtos em consignação - transferência de mercadorias para vendas consignadas;
  • Industrialização - matérias-primas, bens intermediários ou embalagens para compor a industrialização de um produto.

A nota de simples remessa no sistema é uma nota do tipo normal, que pode ser emitida pela tela de notas fiscais de venda. O que diferencia a nota de simples remessa de uma nota de venda será o código de operação (CFOP) e CSOSN/ST que define a operação da NF-e.

Conforme o tipo de remessa a ser emitido deve ser informado o CFOP no cabeçalho da nota e principalmente nos itens, em caso de dúvidas a assessoria contábil da empresa deve ser consultada.

Tutoriais