Objetivo e Função
- Criar uma ordem de serviço;
Ordem de serviço
Para conseguir fazer uma Condição de Pagamento devemos ir no caminho:
Comercial > Saídas > Ordem de Serviço > Movimentos. Não encontrei esse menu
Com a tela de OS aberta devemos clicar no botão Novo
e começar a preencher as informações:
- Cod. Cliente: Pesquisar o cliente desejado para abertura da OS. (Caso não encontre o mesmo pode ser cadastrado apertando o botão F2 para realizar um pré-cadastro ou podemos ir na tela de cadastro de clientes e efetuar um cadastro de forma completa);
- Cod. Condição Pagamento: Condição de pagamento inicial para abertura da OS;
- Tipo: Tipo de título utilizado inicialmente para abertura da OS;
- Cod.Operação: Informação já vem preenchida automaticamente, porém pode ser alterado se necessário;
- Cod.Representante: Código do representante principal da venda;
Após aplicar o representante o cursor indica alocar um produto ou serviço a essa OS.
Para isso basta efetuar a pesquisa pelo campo utilizado, PRODUTO/SERVIÇO, COD. FABRICANTE, COD. BARRAS ou até mesmo aplicando um F11 para uma consulta avançada.
Caso queira alocar um prestador de serviços para o serviço informado, na própria linha do item temos o campo COD. PREST. SERVIÇO.
Informações adicionais
Na parte inferior da tela temos os campos:
- Defeito 0: Utilizado para informar problema constatado e laudo técnico;
- Estágios 1: Aba para controle de estágios da OS ou Leeds para o CRM;
- Parcelas 2: Informação registrada conforme negociação de condição de pagamento mais tipos de título informado no cabeçalho da OS;
- Impostos 3: Campo totalizador de impostos coletados dos valores de produtos e alíquotas listados nos itens;
- Obs 4: Campo para aplicar alguma observação desejada;
- Mens 5: Campo para alocar mensagem de nota fiscal de venda;
- Transp 6: Campo utilizado para alocar transportadora, quantidades e volumes;
- Div 7: Campo direcionado as informações de peso, espécie e marca;
- Canc 8: Campo direcionado ao destacamento de motivo de cancelamento de OS caso esta seja cancelada;
- Últ. Compras 9: ;
- Anotações 10: Campo direcionado para complementar a aba Obs 4, caso esta tenha um grande volume de escrita;
- Dados Complementares 11: Informação de endereço de entrega e cobrança presente na aba clientes 2 do cadastro de clientes;
- Outras informações 12: Campos destinados a registrar informações de procedimentos realizados na OS como aprovação, alteração e tipo de avaliação referente a usuários efetuando procedimentos além do permitido por seus grupos de usuários;
- Documentos 13: Campo direcionado a guardar caminhos de arquivos salvos em redes referente a OS como por exemplo documentos ou fotos;
Devemos tomar cuidado ao alterarmos códigos que recalculem o valor dos produtos nas Ordens de Serviço. Esse fator pode alterar os preços com base nas tabelas atuais, perdendo assim a negociação do período da abertura da mesma.
Devemos nos atentar na questão tributária e de comissionamento, pois a Ordem de Serviço é a base de emissão das notas fiscais de venda e serviço. Sendo estas as emissoras de informações financeiras da empresa.